quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Colômbia atrai brasileiros em busca de García Márquez

Os brasileiros têm demonstrado interesse crescente pelo turismo literário na Colômbia, em um roteiro dedicado ao escritor e jornalista  Gabriel García Márquez.

Segundo o pesquisador e escritor Genaro Campoy Scriptore, seguir os passos do autor colombiano é mais do que turismo: é um mergulho em sua visão de mundo, profundamente marcada pela história política, social e cultural da América Latina.

Roteiro literário

O itinerário percorre cidades que serviram de cenário para a obra de García Márquez. Em Cartagena de Índias, por exemplo, a atmosfera colonial e caribenha remete ao romance O Amor nos Tempos do Cólera. Já em Aracataca e Ciénaga, no Departamento de Magdalena, o visitante encontra as paisagens que inspiraram Macondo, o mítico vilarejo de Cem Anos de Solidão.

Barranquilla, cidade onde o escritor trabalhou como jornalista e viveu parte da juventude, também integra o percurso, trazendo memórias de sua formação intelectual. 

“Seguir essa rota é caminhar pelas paisagens, memórias e inspirações que moldaram um dos maiores escritores da América Latina” , contextualiza o historiador.

Quem foi Gabriel García Márquez:

Nascido em 6 de março de 1927, na Colômbia, García Márquez iniciou a carreira no jornalismo antes de conquistar o mundo com sua literatura. Autor de Cem Anos de Solidão (1967), foi consagrado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1982.

Sua obra deu voz à memória coletiva latino-americana, combinando crítica social, humanismo e o famoso realismo mágico, que dissolve as fronteiras entre realidade e imaginação. Como grande admirador de Nietzsche, refletia em seus livros a noção de um tempo cíclico, em que erros e tragédias retornam de forma inevitável.

Obras essenciais

Para compreender sua visão única de mundo, três livros são considerados indispensáveis:

  • Cem Anos de Solidão
  • O Amor nos Tempos do Cólera
  • O Coronel Não Tem Quem Lhe Escreva

Mais do que um passeio turístico, o roteiro é um convite para vivenciar a Colômbia a partir do olhar de Gabriel García Márquez — um escritor que transformou a história e a identidade latino-americana em literatura universal.

turismo.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas