terça-feira, 19 de agosto de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Na Câmara, solenidade celebra avanços nos 50 anos da Embrapa Gado de Corte

19.08.2025 · 8:30 · Solenidades

Os avanços conquistados pela Embrapa Gado de Corte ao longo de 50 anos, com novas tecnologias principalmente para a pecuária, foram enfatizados durante solenidade na Câmara Municipal de Campo Grande, na noite de segunda-feira, dia 18. No evento, 22 pessoas foram homenageadas com a Medalha Legislativa “Afonso Nogueira Simões Corrêa”. A sessão solene foi proposta pelo vereador Dr. Jamal.

A Solenidade, instituída pela Resolução 1370/23, foi entregue a personalidades que, reconhecidamente, tenham prestado relevantes contribuições para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias inovadoras na área da pesquisa agropecuária.

O vereador Dr. Jamal enfatizou a importância do reconhecimento a esse trabalho desenvolvido ao longo de 50 anos. “A pecuária está hoje neste patamar graças a esse trabalho feito há muito tempo. Por isso nosso agradecimento e homenagem”, disse. Ele ressaltou que os homenageados são exemplos, ressaltando o destaque da pecuária na economia, principalmente em relação à exportação de carne.

Em nome dos homenageados, Antonio Maciel Neto, presidente da Biotick – empresa de investimento em startups e novas tecnologias – falou dos projetos desenvolvidos em parceria com a Embrapa, destacando a vacina contra carrapato bovino. “É uma equipe extraordinária e nesse período aprendi a admirar ainda mais a Embrapa”, disse. Ele ressaltou que se o Brasil tivesse planejamento, transformava a Embrapa na “Nasa da agricultura tropical”. Ressaltou ainda que “não existe nenhum real mais bem investido no Brasil do que na pesquisa da Embrapa”.

“Parabenizo essa iniciativa em trazer para a Casa do Cidadão Campo-Grandense essa homenagem à Embrapa que, embora voltada ao agronegócio, gera renda no campo e essa renda e riqueza não fica só nas propriedades rurais. Essa renda é distribuída em toda sociedade de forma direta ou indireta”, afirmou Frederico Stella, diretor-tesoureiro da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). Ele enfatizou como toda sociedade se beneficia do agro pujante, ainda mais em um estado que tem a matriz econômica gerada no agronegócio. O representante da Famasul a importância de as tecnologias chegarem na ponta, aos produtores, citando a contribuição do Senar com os cursos para formação de técnicos.

O chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Antônio do Nascimento Ferreira Rosa, enfatizou a honra em ter essa homenagem na Câmara e falou do trabalho desenvolvido. Desenvolvemos e entregamos à cadeia produtiva mais de 120 soluções tecnológicas e contribuímos para construção de 15 políticas públicas que contribuíram para o país sair da condição de importador para maior exportador mundial na área da pecuária”, afirmou, lembrando que essa posição é ocupada desde 2004. “Mérito do produtor rural que usa ciência e tecnologia”, citando que Mato Grosso do Sul é referência no país. No último balanço, a Embrapa contabilizou R$ 14,1 bilhões apenas com sete tecnologias.

Para o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, o avanço no setor de pecuária representa o conhecimento obtido pelos pesquisadores. “Imaginem o que seria da pecuária brasileira sem a Embrapa Gado de Corte? A pecuária é aquilo que a Embrapa conseguiu produzir, de manejo, melhoria de pastagem, genética e tecnologia”, enfatizou, ao citar a competitividade no setor e lembrar que o governador Eduardo Riedel destaca a ciência, a tecnologia e a inovação para criar futuros.

Homenagem – A denominação da Medalha homenageia Afonso Nogueira Simões Corrêa, natural de Maracaju. Ele é graduado em Agronomia, com pós-graduação em Zootecnia. Faleceu em Campo Grande no dia 18 de março de 2016, aos 94 anos. Técnico de reconhecida competência, foi funcionário concursado do Ministério da Agricultura, onde exerceu diversas funções de chefia e cargos em comissão.

Liderando um grupo técnico composto por funcionários do Instituto de Pesquisa e Experimentação Agropecuária do Oeste (IPEAO), Afonso Nogueira Simões Corrêa foi autor de documento com exposição de motivos, com base no qual, o Presidente Geisel decidiu pela indicação de Campo Grande como sede do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte da Embrapa, instalado a partir do dia 18 de agosto de 1975. A partir de 12 de maio de 1980 passou prestar serviços à Embrapa Gado de Corte, como assessor técnico, função que exerceu até a sua aposentadoria.

Confira abaixo a relação de homenageados pelos vereadores: 

ANDRÉ SALINEIRO – DÉREK OCTÁVIO AYOUB GODOY
CARLÃO – MÁRCIO DE ARAÚJO PEREIRA
EPAMINONDAS NETO, PAPY – JAIME ELIAS VERRUCK
JUNIOR CORINGA – ARAÊ BOOCK
LANDMARK – JOSÉ CARLOS PEIXOTO DE MIRANDA
LUIZA RIBEIRO – ZENITH JOÃO DE ARRUDA
MAICON NOGUEIRA – ESTHER GUIMARÃES CARDOSO
MARQUINHOS TRAD – SELMA LÚCIA LIRA BELTRÃO
RONILÇO GUERREIRO – IVO BIANCHIN
VETERINÁRIO FRANCISCO – RONNEY ROBSON MAMEDE
WILSON LANDS – MARCOS ANTONIO MOLINA DOS SANTOS
DR. JAMAL – ANTONIO MACIEL NETO, CELSO BOIN, CLEBER OLIVEIRA SOARES, EDSON VIEIRA DE MORAES, JOÃO GOMES DA COSTA, JOSÉ RAUL VALERIO, KEPLER EUCLIDES FILHO, LUIZ ANTÔNIO MONTEIRO, MANUEL CLÁUDIO MOTTA MACEDO, RAFAEL GERALDO DE OLIVEIRA ALVES e ROBERTO GIOLO DE ALMEIDA

Confira galeria de fotos da Solenidade 
Fotos Izaias Medeiros
Milena Crestani 
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal 

camara.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas