O Salão do Turismo 2025, iniciativa do Ministério do Turismo para promover a atividade no país, está chegando: a cidade de São Paulo recebe o evento de quinta-feira (21) até sábado (23) no Distrito Anhembi, Zona Norte da capital.
Considerado a “vitrine do turismo brasileiro” , o salão é aberto ao público. Neste ano, o tema é “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo” , “ reforçando o compromisso do setor com práticas que valorizam a pluralidade e a preservação ambiental ”, segundo o ministério.
Nos três dias, os visitantes poderão conhecer vários destinos e roteiros turísticos pelo Brasil, além de assistir a shows ( confira detalhes mais abaixo) e conferir produtos regionais.
As atrações, segundo a pasta, incluem exposições, apresentações culturais, gastronomia, artesanato e rodadas de negócios. Também haverá ofertas exclusivas de pacotes de viagens no espaço do Feirão do Turismo.
“ O Salão do Turismo é uma vitrine do que temos de melhor no nosso país ”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino. “ É uma chance para que o público descubra novos destinos, vivencie nossa cultura e perceba como o turismo brasileiro é diverso e acolhedor ”.
Para participar, é necessário fazer a inscrição. Os ingressos são gratuitos e o evento terá acessibilidade, com as adaptações necessárias à mobilidade, Libras e fotossensibilidade.
Programação
Confira um pouco da programação do evento:
Espaços regionais
O salão terá um espaço dedicado às cinco macrorregiões brasileiras, onde os visitantes poderão conhecer gastronomia típica, descobrir os atrativos e mergulhar na cultura de cada estado e do Distrito Federal.
Em homenagem à cidade de São Paulo, sede do evento, os pavilhões serão batizados com nomes de pontos turísticos paulistanos, como “ Ponte Estaiada ”, “ Masp ” e “ Parque Ibirapuera ” – este último vai funcionar como espaço institucional do Ministério do Turismo.
Na ala “ Vila Madalena ”, agências e operadoras vão oferecer pacotes de viagem, e, no “ Mercadão de Pinheiros ”, os visitantes poderão provar sabores e produtos regionais de todo o Brasil.
Já o pavilhão “ Núcleo do Conhecimento ”, inspirado no interior do estado de São Paulo, terá oficinas, painéis e debates voltados ao fortalecimento do setor turístico. Para essa parte, é necessário uma inscrição separada, depois de feita a inscrição do acesso geral.
Gastronomia e artesanato
Os participantes poderão visitar, ainda, o Mercadão da Agricultura Familiar, com 69 expositores de todas as regiões do país. Produtores rurais vão apresentar mais de 300 produtos, como queijos, geleias, farinhas, cafés, vinhos, biscoitos, chocolates e azeites, entre outros, disponíveis para venda.
Já o espaço Cozinha Show é tradicionalmente um dos mais procurados. Serão elaboradas 27 receitas típicas de cada região brasileira, preparadas por chefs especialistas, com degustação.
O público também terá acesso a artesanato regional – esculturas, redes, bordados, cerâmicas e mais. Será possível comprar as peças em exposição.
Dinossauro gigante, Turma da Mônica e realidade virtual
E o salão também terá programações lúdicas: no espaço de Parques e Atrações, o público vai poder tirar fotos com um dinossauro animatrônico, de 10 metros de comprimento, do parque Terra dos Dinos, do estado do Rio de Janeiro.
Já o Parque Caminhos do Mar, de São Paulo, vai oferecer uma experiência de realidade virtual da tirolesa “Voo da Serra”. E, para as crianças, os personagens da Turma da Mônica vão aparecer quatro vezes por dia.
Também haverá sorteios de ingressos, distribuição de brindes e cenários como a canoa do Parque Três Pescadores (SP) e a bicicleta do Parque Bondinho Pão de Açúcar (RJ). Mascotes de parques como o AquaRio (RJ) também vão interagir com o público.
“ Os parques e atrações são fundamentais para o turismo doméstico, pois criam destinos e geram empregos ”, disse o ministro do Turismo.
Negócios
Em paralelo com a diversão, também será possível falar de negócios. Haverá um espaço exclusivamente dedicado à conexão de empreendedores e possíveis investidores do setor turístico, além de apresentações de produtos turísticos e roteiros de todas as regiões.
Shows
Ao final de cada dia, artistas da música farão shows gratuitos. Confira:
- Quinta-feira (21 de agosto): Léo Santana e Leonardo
- Sexta-feira (22 de agosto): Guilherme e Benuto e Simone Mendes
- Sábado (23 de agosto): Yasmin Santos e Murilo Huff
O acesso aos shows será por meio do credenciamento geral, segundo o Portal iG apurou junto ao Ministério do Turismo. Será necessário apenas fazer a validação do acesso, que estará sujeito à lotação do espaço.
Promovido em uma parceria do órgão federal com o governo do estado de São Paulo e a Prefeitura, o Salão do Turismo está em sua nona edição.