domingo, 17 de agosto de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Missão Ásia, Malha Oeste e saída do PT da base do Governo de MS; confira semana política

Semana foi movimentada na política de MS.

A política de Mato Grosso do Sul foi agitada nesta última semana, com a visita do ex-ministro José Dirceu, que inclusive esteve presente na diplomação do deputado estadual Pedro Kemp como presidente municipal do PT; audiência pública da Malha Oeste; apresentação de projetos para proteção de crianças e adolescentes após vídeo do Felca; e discussão na Alems (Assembleia Legislativa de MS) para saber quem fez mais pelo Estado: se PT ou PL.

Na segunda-feira (11), a notícia que repercutiu foi de que a deputada federal Camila Jara (PT) ficou de fora da lista dos parlamentares que terão as denúncias analisadas pela Corregedoria da Casa. Ela se envolveu em uma confusão com o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e o empurrou.

Ainda, o governador Eduardo Riedel (PSDB), junto da comitiva de MS, desembarcou no Japão e participou da Expo Osaka 2025, onde se encontrou com ao presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Ricardo Santin, para expandir o mercado da carne no país asiático.

Com Riedel na Ásia, o vice-governador José Carlos Barbosa (PSD), o Barbosinha, cumpriu agendas na Capital, no interior de MS e ainda representou o Estado no Fórum Nacional dos Governadores, em Belém.

Ele relatou ao Jornal Midiamax que o PT não comunicou o governo sobre a saída da base política. Ainda, falou que ninguém é insubstituível.

Sobre política, Barbosinha não descarta a possibilidade de ser um pré-candidato para disputar as eleições de 2026. Questionado pelo Jornal Midiamax se existe a possibilidade de disputar uma vaga a deputado federal, o atual governador em exercício não comentou muito sobre o assunto, mas também não descartou a possibilidade.

A deputada estadual Gleice Jane (PT) ironizou a situação e disse que Barbosinha está certo. “Acho que ele tem razão, realmente. Eu acho que vai substituir. O que vai diferenciar é que hoje nós temos poucas pessoas no governo, mas essas pessoas são pessoas de uma grande competência e que têm feito um trabalho militante por serem pessoas que trabalham no PT”.

Sobre o vídeo de Felca que ganhou as redes sociais na segunda semana de agosto, os três senadores de MS, Tereza Cristina (PP), Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (União Brasil), assinaram a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Congresso Nacional. Desta vez, senadores tentam instaurar grupo para investigar a adultização de crianças após denúncia sobre pedofilia nas redes sociais viralizar.

Já na quarta-feira (13), saiu a decisão do Colegiado do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), que negou recurso do deputado federal Beto Pereira (PSDB) que acusava o trabalho jornalístico do Jornal Midiamax de ‘perseguição’. A série de reportagens trouxe à tona indícios de que o político teria atuado como chefe de esquema de corrupção no Detran-MS.

O presidente estadual do Republicanos, deputado Antônio Vaz, contradisse o ex-senador Moka sobre a possibilidade de federação entre os dois partidos. “Acho difícil, porque somos de direita e o MDB apoia o Lula”.

Em Singapura, Riedel já conseguiu mercado para a tilápia do Estado. “Pelo menos 60% da proteína animal que entra em Singapura vem do Brasil, o frango, carne suína e bovina. Na reunião com importadores, juntou a fome com a vontade de comer”.

Ainda falando sobre Riedel, ele terá Paulo Duarte (PSB) ao seu lado, o que pode causar um ‘colapso’ dentro do seu partido e o anúncio pode ter desagradado a diretoria da sigla em MS.

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) voltou atrás da desculpa dada para sentar na cadeira do presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), na ocupação do Plenário na última semana. A princípio, o parlamentar afirmou que não estava entendendo o acontecia, pois era autista. Entretanto, após receber duas notificações da Corregedoria da Câmara, reconsiderou a narrativa e afirmou que não vai colocar a culpa no autismo.

Na quinta-feira (14), o governador de MS terminou a Missão Ásia em Singapura celebrando importantes encontros com investidores em áreas ambientais.

De volta a Campo Grande, o presidente estadual do PL, Aparecido Portela, conhecido como Tenente Portela, amenizou o racha com o deputado federal Marcos Pollon e afirmou que o partido tem a intenção de eleger seis deputados federais em 2026, em Mato Grosso do Sul. Portela esteve na Câmara de Campo Grande um dia após retornar de Brasília, onde se reuniu com a presidência nacional do partido.

Ainda na quinta-feira (14), a defesa do ex-vereador Claudinho Serra, apontado como líder do esquema de corrupção na Prefeitura de Sidrolândia, levou um ‘fecho’ do desembargador José Ale Ahmad Netto após nova tentativa de tirá-lo da prisão. Assim, ao entrar com Embargos de Declaração para tentar rever o julgamento de habeas corpus, o advogado Tiago Bunning tentava uma nova resposta judicial ao pedido de liberdade.

Na sexta-feira (15), a expectativa do comando do PT de Mato Grosso do Sul para entrega definitiva dos cargos ocupados por indicados da legenda, no Governo do Estado, é para a próxima semana. No mesmo período, o presidente estadual eleito do partido, Vander Loubet, quer avançar com a formalização da filiação do advogado e ex-deputado federal Fábio Trad.

Ainda ontem (15), o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu participou na Capital, junto de João Carlos Parkinson de Castro, ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores e coordenador nacional dos Corredores Rodoviário e Ferroviário Bioceânicos, de uma audiência pública para debater sobre a Malha Oeste.

Na noite de sexta-feira, Dirceu participou da diplomação de Kemp como presidente do diretório de Campo Grande do PT. No próximo dia 30, acontece a diplomação do deputado federal Vander Loubet, eleito como chefe do diretório estadual.

MMN/ML

coximagora.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas