O Monte Vesúvio, um dos vulcões mais famosos da Itália, teve suas trilhas fechadas para turistas neste fim de semana devido a um incêndio florestal que atinge suas encostas. As informações são do Daily Mail.
Segundo o Serviço Nacional de Incêndios, 12 equipes terrestres e seis aviões participam da operação para controlar o fogo que está destruindo parte do Parque Nacional do Vesúvio, que fica próximo de Nápoles.
Bombeiros de outras regiões estão em deslocamento para auxiliar no controle às chamas e equipes utilizam drones para monitorar o avanço do fogo.
Em um comunicado, a administração do parque informou que por razões de segurança e para facilitar a limpeza das áreas afetadas, todas as atividades ao longo das trilhas do local estão suspensas até um novo aviso.
A fumaça do incêndio pode ser vista do Sítio Arqueológico de Pompeia, que permaneceu aberto para os turistas.
O vulcão que destruiu Pompeia
O Monte Vesúvio é um dos vulcões mais famosos do mundo e fica localizado a cerca de 9 quilômetros a leste de Nápoles, no sul da Itália. É conhecido por sua erupção catastrófica, ocorrida em 79 d.C., que levou à destruição das cidades romanas de Pompeia e Herculano.
Essa erupção soterrou as cidades sob uma camada de cinzas, lama e pedras vulcânicas, que preservou a silhueta dos corpos das vítimas, objetos e muitos outros vestígios da vida cotidiana dos antigos romanos.
O Monte Vesúvio recebe cerca de 620 mil visitantes por ano e é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Incêndios florestais atingem países da Europa
Além da Itália, outros países europeus enfrentam uma onda de incêndios florestais que têm causado destruição. Na Grécia, um idoso morreu durante um incêndio na região de Keratea, ao sul de Atenas, onde quase 16 mil acres de terra foram consumidos pelas chamas.
Na França, o maior incêndio em décadas na região de Aude queimou mais de 160 km² e levou à evacuação temporária de moradores. Já na Espanha, bombeiros continuam combatendo um incêndio florestal na província de Ávila, a mais de 100 km a oeste de Madri.