07.08.2025 · 1:43 · Vereador Carlão
O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Grande, apresentou Projeto de Lei instituindo a Arteterapia como método de habilitação e reabilitação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), reconhecendo-o como direito fundamental à saúde, inclusão social e desenvolvimento integral. Conforme explicou Carlão, a arteterapia desempenha um papel importante no tratamento do autismo, oferecendo um espaço seguro e criativo para a expressão, comunicação e desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.
“Para pessoas com TEA, a arteterapia pode auxiliar na comunicação não verbal, na redução da ansiedade e na promoção da autonomia e autoestima. Por meio de expressões artísticas livres e espontâneas, utilizando-se de artes visuais, música, dança, teatro, literatura e outras linguagens artísticas. Visando o estímulo à comunicação, autoestima e autoconfiança, desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Favorecimento do autocontrole e da regulação emocional. Fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, explicou Carlão.
O projeto prevê que o atendimento arteterapêutico aos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) deverá ser planejado e executado por profissionais devidamente graduados em nível superior e capacitados para a prática da arteterapia, de forma integrada à Rede Municipal de Saúde, Educação e Assistência Social, respeitadas as peculiaridades e necessidades específicas de cada pessoa atendida. A matéria segue nas comissões pertinentes da Casa de Leis para futura apreciação em plenário.
Jornalista Janaina Gaspar
Assessoria de Imprensa do Vereador