Uma pergunta relativamente fácil deixou os universitários em dúvida no Show do Milhão na noite do último domingo (3). Durante o quadro exibido no Programa Silvio Santos , os participantes tinham que responder qual era a profissão do ambientalista Chico Mendes (1944–1988) — cuja luta inspirou a série Amazônia, de Galvez a Chico Mendes (2007), de Gloria Perez, exibida na Globo.
A questão era considerada bastante fácil, já que aparecia no início do jogo e valia apenas R$ 5 mil: “Qual era a profissão do ambientalista Chico Mendes, assassinado em 1988?”, perguntou a apresentadora Patrícia Abravanel, apresentando as alternativas:
cinegrafista;
caçador;
seringueiro;
pescador.
Com bastante dúvida, o participante pediu ajuda aos universitários. “Eu chutaria a número um”, disse um dos convidados. “Eu iria aqui com a minha colega, eu já devo ter lido alguma coisa sobre isso… Acho que ele foi cinegrafista”, afirmou outro. “Sinceramente, nunca ouvi falar, mas chutaria cinegrafista ou seringueiro”, disse um terceiro.
“Tenho quase certeza de que é cinegrafista, mas estou com receio de ter alguma pegadinha por trás. Então vou pular” , decidiu o participante.
A resposta correta era a terceira opção. Mendes começou a trabalhar como seringueiro ainda criança e, mais tarde, passou a organizar comunidades extrativistas para resistir ao desmatamento e à grilagem de terras. Sua missão era conciliar a preservação da floresta com a sobrevivência dos povos tradicionais que dela dependem.