sábado, 2 de agosto de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Novo parque em Curitiba ajuda a controlar enchentes

Novo parque em Curitiba ajuda a controlar enchentesReprodução/Divulgação

Curitiba acaba de ganhar mais um espaço de convivência e preservação ambiental. Foi inaugurado o Parque Papa Francisco, no bairro São Lourenço, tornando-se a 53ª unidade de conservação da capital paranaense. A nova área verde ocupa uma zona estratégica entre os parques São Lourenço e Nascentes do Belém, ajudando na contenção de enchentes do Rio Belém e na proteção do lago já existente.

Com 80 mil metros quadrados de mata preservada, o parque combina infraestrutura de lazer com função ambiental. O espaço oferece pista de caminhada em concreto, um lago para contemplação, paisagismo com araucárias e um chafariz central. No coração do parque, destaca-se uma escultura de Jano, divindade romana associada a começos e transições — uma referência simbólica à nova fase do local.

O terreno, anteriormente conhecido como Colinas do Abranches, recebeu o novo nome em homenagem ao Papa Francisco, morto em abril deste ano, aos 88 anos. A mudança foi oficializada durante uma missa celebrada na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que reuniu lideranças religiosas, autoridades civis e representantes da comunidade. A cerimônia também homenageou o maestro Roberto de Regina, fundador da Camerata Antiqua de Curitiba, falecido no dia seguinte à morte do pontífice.

Além de ser um espaço voltado ao bem-estar da população, o Parque Papa Francisco atua como uma barreira natural contra enchentes e ajuda a prevenir o assoreamento do lago do Parque São Lourenço. A localização, próxima aos cursos d’água que formam o Rio Belém, confere ao parque um papel essencial na drenagem urbana da região.

Mais áreas verdes a caminho

O novo parque integra um plano mais amplo da Prefeitura de Curitiba para ampliar as áreas de lazer e preservação ambiental na cidade. Duas novas unidades estão em fase de implantação: o Parque Manacá Santuário das Borboletas Margarita Pericás Sansone, no bairro Cachoeira, e o Parque África, no Pinheirinho.

Com 230 mil m², o Parque Manacá homenageia Margarita Sansone, esposa do prefeito Rafael Greca, e terá sede da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ). Já o Parque África vai incorporar a Praça Zumbi dos Palmares, ocupando cerca de 70 mil m² com investimento inicial de R$ 5 milhões. Essa área vai do atual distrito de manutenção urbana até a Rua Elói Orestes Zeglin, sendo destinada à prática de esportes e à convivência comunitária.

turismo.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas