Clique para edita
Uma Maria Fumaça com data de fabricação de 1940 realiza em Santa Catarina o maior trajeto no Brasil. Nos finais de semana a locomotiva percorre 60 km pela Serra do Mar entre as cidades de Rio Negrinho e Corupá.
O passeio dura cerca de 5 horas, incluindo duas paradas em atrativos turísticos de Santa Catarina. Com uma velocidade média de 20 km por hora, a Maria Fumaça passa por 5 túneis, 6 pontes , 3 viadutos. Pela janela o viajante se encanta com as belezeas da Mata Atlântica de Santa Catarina.
Bancos de couro
A Maria Fumaça tem em sua estrutura 6 vagões produzidos entre os anos de 1940 e 1950 que são equipados com bancos de couro. Toda parte interna dos vagões foi preservada, o que faz o viajante a reviver como eram os passeios de trem antigamente.
Por viagem são transportados cerca de 280 pessoas. A locomotiva tem serviço de bordo e animais de pequeno porte são aceitos. Durante o passeio são realizadas duas paradas. Uma delas para visitação no Museu da Música em São Bento do Sul.
A Maria Fumaça faz uma outra parada para o almoço na Comunidade de Rio Natal. E para fechar o passeio com “chave de ouro”, é servido um café colonial irresistível em uma propriedade rural em Rio Negrinho.
Detalhes do passeio
As partidas da Maria Fumaça de Rio Negrinho são aos sábados às 09h30. No domingo a locomotiva sai de Corupá às 10h30. Quem for realizar apenas um trajeto vai pagar pelo passeio R$ 196. Incluindo o almoço, retorno de ônibus e café colonial o valor é de R$ 348. Acesse aqui para saber mais sobre o passeio.
Passeio completou 30 anos
O passeio da Maria Fumaça foi inaugurado em março de 1993. O projeto é da é da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). A entidade é responsável por 9 trens turísticos no Brasil, entre eles o Expresso da Mantiqueira , na cidade de Cruzeiro (SP).
Serra do Mar tem outro passeio
O passeio de trem da Serra do Mar, no Paraná, foi eleito em janeiro deste ano um dos mais bonitos do mundo pela Lonely Planet, maior editora de guias de viagens internacionais.
O trem do Paraná ficou em 14º lugar, o único do Brasil em um ranking com as 60 melhores viagens do mundo em ferrovias. Em 2015 o jornal britânico The Guardian elegeu o passeio da Serra do Mar como 10º mais bonitos do mundo.