segunda-feira, 21 de julho de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Preta Gil nos deixa aos 50 anos com mensagem de coragem e fé

Após uma brava luta contra um câncer colorretal, a cantora, empresária e ativista Preta Gil nos deixou neste domingo (20) aos  50 anos.

Preta, filha do lendário Gilberto Gil e de Sandra Gadelha, enfrentava a doença desde 2023. Foi com ele que, em uma de suas últimas aparições aos palcos, esteve visivelmente emocionada e transmitiu esse sentimento aos fãs que apreciavam as parceria dos dois. Foi ovacionada de imediato por todos.

Coragem, resiliência e transparência: essas foram as marcas de Preta Gil enquanto batalhava contra o câncer. Durante todo o período de tratamento, a artista compartilhava sua situação junto aos seus fãs, que incluía momentos difíceis de cirurgias complexas, sessões de quimioterapia e momentos de vulnerabilidade.

Preta Gil chegou até anunciar o fim do tratamento em dezembro de 2023, mas alguns meses depois, a doença voltou com metástases. Em meio à esta situação, a cantora buscou alternativas nos Estados Unidos, onde passou por um protocolo experimental, mas não resistiu às complicações.

Nascida Preta Maria Gadelha Gil Moreira em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, desde cedo, Preta Gil esteve cercada por grandes nomes da música e da arte brasileira, como Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia, que ela considerava como tios. Essa convivência moldou sua visão de mundo e alimentou seu espírito artístico, embora sua carreira tenha seguido caminhos próprios e ousados.

Antes de entrar para o universo da música, Preta atuou como produtora e publicitária, mas foi aos 28 anos de idade que ela decidiu se lançar como cantora, incentivada por amigas como Ana Carolina e Ivete Sangalo. Até que em 2003, ela lançaria Prêt-à-Porter , seu álbum de estreia que causou polêmica de imediato ao trazer a artista nua, desafiando padrões estéticos e sociais.

O single Sinais de Fogo , presente no disco, tornou-se um dos maiores sucessos de sua carreira.

Ela lançou outros cinco álbuns, entre eles Sou como Sou (2012) e Todas as Cores (2017), sempre abordando temas como amor próprio, diversidade e empoderamento. Em 2010, fundou o Bloco da Preta , que rapidamente se tornou um dos maiores do Carnaval carioca, arrastando multidões pelas ruas do Rio de Janeiro.

O bloco foi transformado em DVD em 2014, com participações de artistas como Anitta, Lulu Santos e Ivete Sangalo.

Na TV, Preta Gil atuou em novelas e séries, como Caminhos do Coração, Os Mutantes e Ó Paí, Ó , além de apresentar programas como o TVZ , no canal Multishow.

Preta Gil deixa um filho, Francisco Gil, músico integrante do grupo Gilsons, e uma neta, Sol de Maria.

Mas também deixou ao mundo e às pessoas de seu convívio comum um legado de luta, resiliência, coragem e fé.

gente.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas