sexta-feira, 18 de julho de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Vereador Maicon Nogueira cobra e Prefeitura Municipal testa ônibus a gás natural

17.07.2025 · 11:17 · Vereador Maicon Nogueira

Após o vereador Maicon Nogueira cobrar metas de descarbonização, durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Consórcio Guaicurus, a Prefeitura Municipal iniciou o teste com um ônibus a gás natural/biometano. O objetivo é a busca por alternativas mais sustentáveis e eficientes para o serviço. O veículo começou a circular na manhã desta quinta-feira (17), na linha 61 (Moreninha/Shopping) e vai rodar por aproximadamente 30 dias, das 6h25 às 21h30.

O parlamentar, que é membro da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Casa de Leis, questionou, na ocasião, a secretária especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas da Segov, Catiana Sabadin Zamarrenho, se existiam metas de descarbonização por parte do Executivo Municipal.

TESTES

A secretária especial de Planejamento explicou que quando se fala em descarbonização, inserir os usuários do transporte coletivo individual no transporte público já faz parte desse processo. “Estamos fazendo os testes necessários e viabilizando para ver quais são os ganhos, com o veículo movido a GNV e também fizemos uma pré-análise para a questão da eletrificação, mas são realmente muito caros. Inclusive outros municípios que optaram por isso, voltaram para outras alternativas, por causa do custo elevado”, justificou Catiana.

Para Maicon Nogueira a meta de descarbonização do transporte público é um passo fundamental para o futuro sustentável do município. “Reduzir as emissões de gases poluentes não é apenas uma medida ambiental, é uma ação direta em favor da saúde da população. E investimentos nesse setor demonstram nosso compromisso com um modelo de cidade moderna e avanço nas políticas públicas, além de promover eficiência energética, geração de empregos e inovação”, concluiu.

Foto: Caio C. Reis

Elaine Rodrigues

Assessoria de Imprensa do Vereador

camara.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas