Produtores gaúchos de as todas regiões do estado estão mobilizados, nesta sexta-feira (11), em Cruz Alta, no norte do Rio Grande do Sul, em busca de aprovação do projeto de lei que em favor da securitização de suas dívidas.
Os protestos acontecem em frente a agências bancárias e também em tratoraços em vias públicas da região.
O movimento, que já completa dois meses, busca a aprovação de medidas que garantam a prorrogação das dívidas decorrentes de perdas climáticas das últimas cinco safras.
As manifestações também pedem urgência na votação do PL 5122/23, que aguarda deliberação na Câmara dos Deputados, a respeito da liquidação, anistia, renegociação e rebate de dívidas originárias de crédito rural para agricultores.
Em vídeos divulgados em redes sociais, é possível ouvir produtores rurais em coro entoando a frase “Aprova, Hugo Motta!”, em referência ao presidente da Câmara dos Deputados.