O Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS), estará fechado nesta sexta-feira (11) como forma de respeito após a morte de uma criança de 11 anos, que caiu do local na tarde de quinta-feira (10). A informação foi confirmada pela Urbia Cânions Verde, concessionária responsável pela administração do parque.
Em nota, a empresa expressou profundo pesar pelo ocorrido e declarou solidariedade à família da vítima. Ainda segundo a concessionária, todos os esforços foram direcionados ao apoio das equipes de resgate, que atuaram desde o primeiro momento em que foram acionadas. A Urbia também afirmou que continuará colaborando com as investigações sobre o caso.
Resgate durou 10 horas e contou com drones e rapel
A criança foi encontrada sem vida cerca de 70 metros abaixo do local da queda, após uma operação que mobilizou bombeiros de Canela, Gramado e Porto Alegre, além do apoio da aviação da Brigada Militar.
Com condições climáticas adversas, o resgate foi realizado por meio de cordas e técnicas de rapel, após a localização da menina com auxílio de um drone. Os trabalhos se estenderam até a noite, e o corpo foi resgatado por volta das 23h. Agora, as investigações seguem sob responsabilidade da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias (IGP).
Governador lamenta e família recebe apoio
O governador Eduardo Leite (PSD) gravou um vídeo em que manifestou condolências à família e agradeceu aos profissionais envolvidos no resgate.
“É uma dor imensa, uma perda irreparável. Quero destacar a dedicação das nossas forças de segurança” , disse.
A menina estava com os pais, turistas de Curitiba (PR), quando se deslocavam para um banco no mirante. A menina, que teria transtorno do espectro autista, saiu correndo em direção à borda, e o pai não conseguiu impedir a queda. O local não possui cercas de proteção.
Cânion Fortaleza: atração turística com riscos naturais
Com paredões que chegam a 1.157 metros de altitude, o Cânion Fortaleza é um dos pontos mais visitados do Parque Nacional da Serra Geral, conhecido por suas formações rochosas impressionantes e trilhas. A ausência de barreiras físicas em algumas áreas, no entanto, exige atenção redobrada dos visitantes.
A Urbia Cânions Verde reforçou que segue colaborando com as autoridades e que novas informações sobre a reabertura do parque serão divulgadas em breve.