Voar de avião nem sempre é uma tarefa simples, principalmente para pessoas que têm medo ou ficam ansiosas só de pensar no assunto. Por isso, o Aeroporto Internacional de São Francisco conta com um aliado de quatro patas para acalmar os passageiros.
Trata-se de Duke Ellington Morris, um gato treinado para lidar com diferentes tipos de público e que reúne admiradores ao redor do mundo. Isso porque tem uma nobre missão: auxiliar viajantes que estão com medo de embarcar.
Após concluir um curso promovido pela Sociedade de São Francisco para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, o felino recebeu certificação oficial como animal de assistência.
Várias espécies
No aeroporto, além de Duke, há 18 cães de diferentes raças e origens, como o labrador castanho Bombay, o cavalier king charles spaniel Brody e o simpático rafeiro Fonzie. O coelho Alex e a porca Lilou também fazem parte do grupo de apoio emocional formado por animais. As informações são do portal “Público”.
Por que animais foram treinados para isso?
Há vários estudos científicos da área veterinária que mostram os benefícios psicoemocionais e terapêuticos na interação entre humanos e animais. Liberação de endorfina, redução do estresse e diminuição da ansiedade são alguns dos efeitos mais observados nas pesquisas. Por isso, os animais foram treinados para ajudar viajantes que estejam preocupados com os voos.
Repercussão
Na web, os internautas rasgaram elogios a Duke. “Quero que você esteja comigo na minha próxima viagem”, pediu um. “Nunca quis ir para São Fransico, mas agora quero ir só para ser acalmado por esse fofo”, acrescentou um segundo. “Meu Deus, que gato mais lindo e gentil”, disse ainda um terceiro.