O trem da Serra do Mar, operado pela Serra Verde Express, foi cenário pelo segundo ano consecutivo de uma das etapas do reality show Race Across the World. Depois de figurar na quarta temporada da versão britânica, exibida pela BBC em 2024, o trem paranaense foi destaque na versão alemã do programa. A produção é da emissora ZDF.
A produção do reality fez a viagem em 2023. Em função da repercussão positiva, os produtores decidiram repetir o trajeto, trazendo novos participantes para viver a experiência. O episódio, gravado em outubro do ano passado, e teve como protagonistas mãe e filho, Jill e Jamie, que percorreram o trecho ferroviário entre Curitiba e Morretes.
“Todo o processo processo de produção foi mantido em sigilo absoluto, uma forma de garantir o ineditismo da exibição e respeitar o formato do reality. Somente agora, com a estreia oficial, foi possível divulgar a participação brasileira na produção”, informou a Serra Verde Express.
O Race Across the World foi criado pelo Studio Lambert e distribuído mundialmente pela All3Media International. o reality desafia cinco duplas de competidores a cruzarem países e continentes com recursos limitados.
As duplas viajam com o equivalente ao valor de uma passagem aérea, sem acesso a smartphones, internet ou cartões de crédito. O objetivo é chegar primeiro ao destino final explorando diferentes culturas, paisagens e meios de transporte.
Temporada Celebridades
Mais de cinco milhões de pessoas acompanharam o início da disputa na temporada Celebridades da BBC. O reality se detacou como um dos programas mais assistidos do Reino Unido em todos os canais e plataformas.
Os campeões foram Scott Mills, DJ e apresentador de rádio com passagem pela BBC Radio 1, e seu marido Sam Vaughan, produtor de áudio e conteúdo de marca.
Nas entrevistas dadas pelos vencedores, eles destacaram que a passagem pelo Paraná foi o ponto mais marcante da jornada, elogiando as paisagens da Serra do Mar e a hospitalidade local.
As gravações no Brasil foram conduzidas pela Viva Productions, empresa de serviços de produção e conteúdo sediada no Rio de Janeiro e com currículo internacional.
14º melhor trajeto ferroviário do planeta
O trem da Serra do Mar percorre 70 km em uma velocidade média de 30 km por hora. O passeio foi reconhecido pela Lonely Planet, maior editora de guias de viagem do mundo, como o 14º melhor trajeto ferroviário do planeta.
O trem da Serra do Mar foi incluído na publicação de 2025, “Amazing Train Journeys”, que destaca as 60 viagens inesquecíveis de trem, de acordo com especialistas do mundo todo. O trem passa por 41 pontes, 13 túneis, e seu ponto mais alto está a 952 metros de altitude.
“Ter o Paraná como cenário de um programa desse porte, transmitido em rede nacional no Reino Unido e agora na Alemanha, é uma vitrine imensurável para o Brasil. É uma chance de mostrar nossas belezas naturais, nossa cultura e a hospitalidade do nosso povo para milhões de pessoas mundo afora”, afirma o diretor geral da Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho.