Bonito é o primeiro a assinar o novo modelo de cooperação, apresentado durante workshop regional que também lançou cartilha temática para orientar e envolver a população
Um novo modelo de parceria entre Estado, municípios e distribuidora de energia para o cuidado com a arborização urbana foi oficialmente lançado pela AGEMS durante o Workshop “Plantio Adequado e Poda Responsável”, realizado nesta quarta-feira (3) em Bonito. No evento, a Agência apresentou o inédito Acordo de Cooperação Técnica e Operacional, construído para oferecer apoio às prefeituras no manejo seguro da vegetação urbana, especialmente nas áreas próximas à rede elétrica.
O Município de Bonito foi o primeiro a aderir ao Acordo, divulgado detalhadamente para representantes de prefeituras da região sudoeste do Estado. Unindo a Agência, o Município e a Energisa MS, o Acordo propõe uma atuação conjunta e planejada, sem custos para os municípios, com ações integradas de capacitação, orientação técnica e prevenção de riscos.
“Esse é um instrumento que materializa a cooperação para promover o manejo seguro da arborização e capacitação dos Municípios. É uma grande oportunidade para unirmos forças com as prefeituras e a concessionária, trazendo soluções práticas, sustentáveis e mais seguras, especialmente nesses tempos de mudança climática que afeta a infraestrutura de energia nas cidades”, destaca o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.
“É uma proposta que nos permite ver em cada município o que precisa ser feito e encontrar soluções para cada um, observando as especificidades, com mais eficiência e redução de custos”, afirmou o diretor de Gás e Energia, Matias Gonsales.
Bonito, seguro e sustentável
O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, celebrou a nova parceria como uma oportunidade para alavancar iniciativas da cidade que é destino turístico mundialmente reconhecido pela política de sustentabilidade. Projetos bem-sucedidas que vêm sendo feitos na cidade, envolvendo o aproveitamento dos resíduos de podas, têm potencial de serem ampliados e incentivar outras prefeituras.
“A gente está vendo aí como o clima está cada vez mais instável, com impactos que prejudicam a população, na questão ambiental e no fornecimento de energia. Com essa Cooperação, nós já temos a ideia de desenvolver um novo projeto de arborização”, anunciou.
Pontos-chave do Acordo
Durante a apresentação técnica conduzida pela assessora jurídica da DGE, Adriana Ortiz, os gestores municipais conheceram os principais pilares do Acordo de Cooperação:
- Apoio à elaboração de um Programa Anual de Manejo da Arborização Urbana;
- Realização de podas e supressões com base em normas técnicas;
- Destinação adequada de resíduos gerados;
- Capacitação das equipes locais envolvidas com poda e plantio;
- Suporte técnico e institucional da AGEMS e da Energisa;
- Integração de ações para prevenir acidentes, garantir a continuidade do fornecimento e promover práticas sustentáveis.
“É um acordo sem custos, que irá facilitar o diálogo, a execução dos planos de manejo e poda, e fomentar a criação de projetos para o plantio mais adequado, as podas mais seguras e o uso da vegetação retirada em uma diversidade de projetos de reaproveitamento”, resumiu Adriana.
Representando a Energisa MS, o coordenador de Construção e Manutenção, João Ricardo Nascimento, destacou a maior autonomia e liberdade de execução da atividade especializada pela distribuidora.
“Essa parceria também vai trazer o ente municipal para promovermos importantes discussões e assim conseguirmos realizar uma poda segura e saudável. E a AGEMS tem um papel fundamental nessa articulação e na proximidade da concessionaria com o poder público”.
Compromisso e envolvimento da comunidade
Além da apresentação e assinatura do primeiro Acordo de Cooperação Técnica, o evento marcou o lançamento da Cartilha “Arborização Urbana e a Gestão de Redes Elétricas”, material orientativo com linguagem acessível, ilustrações práticas e a presença da personagem Gegê, a atendente virtual da AGEMS.
“Lançamos oficialmente a cartilha, apresentando a responsabilidade de cada um dos atores nesse processo. Essa é uma ferramenta de comunicação para chegarmos a todos os públicos. É importante cada um estar atento ao seu papel para que a gente possa construir um trabalho coletivo e entregar efetivamente um serviço de qualidade com eficiência para o cidadão sul-mato-grossense”, ressaltou a diretora de Inovação, Rejane Monteiro.
Demandas e oportunidades nos municípios
Responsáveis pelas áreas ambientais e de serviços urbanos de diversos municípios puderam compartilhar experiências e dificuldades frente aos serviços de plantio e poda. Bela Vista e Bodoquena, por exemplo, são algumas das cidades que estão buscando avançar em seus projetos de arborização e que poderão contar com a oportunidade do Acordo de Cooperação proposto pela AGEMS.
Treinamento técnico
Encerrando a programação, a Energisa MS promoveu uma oficina prática, com demonstração e treinamento para equipes municipais e prestadores de serviço que executam serviços de poda urbana. Os participantes vivenciaram a rotina de poda segura, os cuidados exigidos ao atuar próximo à rede elétrica e a aplicação correta das normas de segurança.
Participaram do evento também o presidente da Câmara Municipal de Bonito, Paulo Henrique Santos, o secretário de Meio Ambiente de Bonito, Thyago Sabino, a ouvidora da AGEMS, Cristiane Leite, equipe técnica do projeto de poda sustentável da DGE, e especialistas ambientais da Fundação Neotrópica do Brasil.