O feriado prolongado pela celebração do Corpus Christi deve levar muitos sul-mato-grossenses a pegar a estrada em direção a diferentes municípios. Para quem vai viajar de ônibus, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS), faz um alerta: cuidados com a escolha do transportador, atenção aos seus direitos e observação de normas dentro do veículo são essenciais para uma viagem segura.
Em conjunto com parceiros estratégicos como Agência Nacional de Transportes Terrestres e Polícia Rodoviária Federal, todo o efetivo de agentes fiscais e policiais da Assessoria Militar atuarão em grandes regiões para coibir transporte ilegal e assegurar a boa prestação do serviço aos passageiros.
“Nossa fiscalização é permanente e executa operações especiais em ocasiões em que aumenta o fluxo de passageiros nas estradas, verificando a prestação do serviço, inibindo os clandestinos, orientando”, lembra a diretora-presidente em exercício da AGEMS, Rejane Monteiro. “E o usuário também tem papel importante na qualidade do transporte que é oferecido a ele, tomando uma série de cuidados e contando com nossos canais para reclamações e denúncias”.
Inovação, informação e segurança
Para ajudar os usuários a saberem mais sobre horários, rotas e transportadores que operam com autorização da AGEMS, a Agência instalou painéis informativos em terminais rodoviários ou pontos oficiais de embarque em 19 municípios do Estado. A ferramenta é uma solução tecnológica que exibe informações em tempo real sobre a localização dos ônibus em trânsito.
Uma comodidade que permite ao passageiro se programar com segurança para o embarque.
“Os painéis são mais que uma ferramenta eletrônica — são um cuidado a mais com o passageiro, que agora embarca com mais confiança e bem informado”, destaca a diretora de Transportes, Caroline Tomanquevez. “Temos hoje mais de 750 veículos com rastreadores, que geram informações confiáveis ao nosso sistema Monitora. É um salto de qualidade tanto para a gestão e fiscalização do serviço, quanto para quem vai embarcar”.
Além dos 19 sistemas de paineis, as informações também podem ser acessadas por qualquer cidadão pelo celular, no aplicativo MS TRIP.
Confira outras orientações e dicas para uma boa viagem:
Bilhete de passagem
Só adquira o bilhete em pontos oficiais de venda e somente com empresas cadastradas.
As grandes transportadoras têm guichês nos terminais. Para quem opta por vans e micro-ônibus das cooperativas autorizadas é importante saber que esses transportadores também têm pontos de embarque e desembarque e horários estabelecidos pela Agência.
Uma importante ferramenta para consultar sobre transportadores legalizados, locais físicos e sites de venda de passagem e horários das linhas é o aplicativo MS TRIP. Na palma da mão, o passageiro encontra informações de qualquer linha regular que desejar e contatos dos canais de venda dos operadores.
Gratuidade
Empresas e transportadores autônomos têm que oferecer as gratuidades garantidas na legislação:
Nos ônibus, 2 poltronas grátis para idoso; 2 poltronas grátis para pessoa com deficiência; e 2 poltronas com 50% de desconto para idosos, caso as vagas gratuitas já estejam ocupadas.
Nos micro-ônibus (incluindo vans), 1 poltrona grátis e 1 com 50% de desconto para idoso e 1 poltrona grátis para pessoa com deficiência.
Clandestino
Nunca viaje com um transportador clandestino.
A oferta de passagem que pode parecer mais “barata” é um serviço ilegal e perigoso, sem qualquer garantia para o usuário.
Segurança a bordo
Embarcou? Afivele o cinto de segurança.
Muitos passageiros não têm no transporte de ônibus o mesmo cuidado que têm nas viagens de automóvel. Mas o risco de ferimentos ou até de morte em acidente com vans e ônibus é o mesmo que nos carros de passeio.
O veículo tem que estar com o cinto em boas condições e visivelmente colocado sobre a poltrona. Além disso, a AGEMS determina que o motorista ou outro representante da empresa faça uma orientação verbal antes da saída, lembrando os passageiros de utilizarem o equipamento.
Turismo
Para viajar com uma empresa de fretamento turístico, o passageiro também conta com transportadores credenciados pela Agência Reguladora. Nesse caso, a empresa não pode vender bilhete avulso, porque o serviço é um pacote fechado para um grupo.
Foi mal atendido ou encontrou alguma irregularidade? Denuncie!
A Agência Reguladora dispõe de uma Ouvidoria moderna e dinâmica. Para prestar informações, tirar dúvidas e receber reclamações dos usuários em qualquer problema, o passageiro pode falar com a AGEMS pelo WhastApp no 67 3025-9505.
Pode também ligar gratuitamente para o telefone 0800 600 0506, mandar um e-mail para [email protected] ou acessar o site da AGEMS e preencher o formulário de reclamação.
É importante guardar o bilhete e, se possível, registrar em foto ou vídeo informações do veículo em que viajou.
Fotos: Cleiodiomar Barbosa (Arquivo AGEMS)