sábado, 7 de junho de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Musk ameaça desativar nave a um mês de missão após fala de Trump

SpaceX

Dragon na plataforma de lançamento do Complexo 39A

Elon Musk  anunciou que a SpaceX vai desativar a nave Dragon, após ameaça de Trump de cancelar contratos com o governo dos EUA. O próximo voo da nave está marcado para esta terça-feira (10).

“À luz da declaração do Presidente sobre o cancelamento dos meus contratos com o Estado, a SpaceX começará a desativar sua nave espacial, Dragon, imediatamente”, escreveu Musk.

A SpaceX, empresa de Musk focada em viagens espaciais, não se pronunciou sobre o anúncio até o fechamento dessa matéria. Ex-aliados, Musk e Trump passaram o dia trocando farpas publicamente.

Próxima Missão e Importância da Dragon

Apesar do anúncio, a próxima missão envolvendo a Dragon, a Axiom 4, permanece agendada para decolar na terça-feira (10), às 8h22 (horário de Brasília: 9h22), do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Operada pela SpaceX em parceria com a Axiom Space e a Nasa, será a quarta missão privada à ISS.

A Dragon é atualmente a única nave em operação capaz de trazer cargas significativas de volta à Terra e já visitou a ISS 46 vezes.

A missão Axiom 4 será comandada pela ex-astronauta da Nasa Peggy Whitson e terá como piloto Shubhanshu Shukla, da agência espacial indiana(ISRO).

Os especialistas de missão são Sławosz Uznański-Wiśniewski, da Agência Espacial Europeia (ESA) e representante da Polônia, e Tibor Kapu, da Hungria.

O voo levará o primeiro astronauta da ISRO à ISS, cumprindo um compromisso entre EUA e Índia, e também os primeiros astronautas da Polônia e Hungria a permanecerem na estação.

A previsão é que a nave Dragon atrase na ISS na quarta-feira (11), por volta das 12h30 (13h30, no horário de Brasília), ficando acoplada por até 14 dias.

Ruptura política

O rompimento público entre Musk e Trump é recente. Musk foi um importante apoiador e doador da campanha de Trump e assumiu em janeiro o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE)encerrando suas atividades no fim de maio.

Durante sua gestão, Musk promoveu cortes orçamentários que geraram críticas por impactar programas humanitários e causar demissões em massa, além de acusações de inflar os valores economizados.

Musk deixou o cargo em 28 de maio, dois dias antes do previsto, e se reuniu com Trump na Casa Branca poucos dias depois.

Publicamente, Trump havia elogiado Musk, sugerindo que ele poderia retornar ao governo, mas a relação se deteriorou rapidamente nas redes sociais.

A SpaceX também é contratada pela NASA para a missão Artemis, que visa retornar humanos à Lua, utilizando para isso a nave Starship. A Dragon, no entanto, é crucial para o acesso atual à ISS.

tecnologia.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas