A história de Elza Soares, uma das vozes mais potentes e combativas da música brasileira, vai ganhar as telas de cinema em uma nova cinebiografia estrelada por Taís Araújo.
O papel marca o reencontro de Taís com a figura de Elza Soares, que já havia sido interpretada pela atriz no filme “Garrincha – Estrela Solitária”, lançado em 2003. Desta vez, no entanto, o foco será inteiramente na trajetória da cantora.
A própria Elza chegou a confirmar a escolha de Taís em 2020, antes de morrer em 2022, aos 91 anos.
“Você fará Elza nos cinemas. Que honra minha por te assistir vivendo a minha história e fazendo parte da sua”, escreveu a artista à atriz por meio das redes sociais.
A produção, assinada pela O2 Filmes, do diretor Fernando Meirelles, está prevista para começar a ser gravada no segundo semestre de 2026 e promete retratar os altos e baixos da trajetória da cantora que se tornou símbolo de resistência e superação.
O filme terá roteiro de Patricia Andrade (“Dois Filhos de Francisco”) e Viviane Pistache, e está sendo tratado como um dos projetos mais ambiciosos do cinema nacional recente, segundo a produtora Andrea Barata Ribeiro, sócia de Meirelles e Paulo Morelli na O2 Filmes. A informação foi divulgada pela revista Variety.
A narrativa deve focar desde os primeiros anos da artista, marcados por pobreza extrema, violência doméstica e preconceito racial, até sua descoberta em 1953, quando, viúva e lutando para alimentar os filhos, participou de um concurso de calouros apresentado por Ary Barroso.
A relação polêmica com o jogador Garrincha, seu período de exílio na Itália e o retorno triunfal ao Brasil também serão retratados.