A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (21) a operação “Vox Veritatis” para investigar um esquema de corrupção que teria desviado mais de R$ 20 milhões em contratos da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS). A ação contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal.
Segundo as investigações, empresários e servidores públicos fraudavam licitações por meio da adesão irregular a atas de registro de preços de outros órgãos, permitindo contratações superfaturadas. Em troca, os envolvidos recebiam comissões ilegais que chegavam a até 5% do valor dos contratos.
A operação cumpriu nove mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro, e é um desdobramento das operações “Mineração de Ouro” e “Terceirização de Ouro”. Os investigados podem responder por crimes como peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes em licitações.
A ação reforça a presença de esquemas de corrupção sistêmica em setores públicos do estado e a necessidade de maior fiscalização e transparência na gestão dos recursos públicos.