quarta-feira, 21 de maio de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Gripe aviária: governo descarta três casos suspeitos e investiga outros quatro

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) afirmou na noite desta segunda-feira (19) ter descartado três suspeitas de gripe aviária que estavam em análise pela pasta: em Triunfo (RS), Nova Brasilândia (MT) e Grancho Cardoso (SE), todos locais de produção para subsistência familiar.

Outros quatro casos estão em análise, de acordo com a pasta. Duas investigações são em plantas comerciais, em Ipumirim (SC) e Aguiarnópolis (TO). Outras duas suspeitas são investigadas em aves de subsistência em Estância Velha (RS) e em Salitre (CE).

Segundo o Ministério, até o momento, há apenas um caso confirmado de gripe aviária em granja comercial no País, em Montenegro, em um matrizeiro (criação de matrizes) de aves na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, conforme dados da plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Mapa.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse que o sistema sanitário do País está acompanhando com “lupa elevada” sobre eventuais suspeitas da doença. “O mercado terá confiança de que o Brasil voltará a ter o status de livre de gripe aviária, por transparência”, declarou.

www.canalrural.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas