Com o objetivo de aproximar a regulação do meio acadêmico e contribuir com a formação de novos profissionais, a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) realizou uma aula dialogada para estudantes do curso de Geografia e do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos – ProfÁgua, ambos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
A iniciativa evidencia o papel cada vez mais ativo da AGEMS na integração com a comunidade acadêmica e técnico-científica de Mato Grosso do Sul, contribuindo para uma regulação mais transparente, eficiente e com visibilidade em diferentes esferas da sociedade.
Diretor-presidente Carlos Alberto de Assis
O diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, destacou o compromisso da agência com o fortalecimento da regulação e da educação no Estado. “A AGEMS está presente onde a transformação começa: nas salas de aula. Levar conhecimento regulatório para dentro das universidades é parte da nossa missão de formar uma sociedade mais consciente, preparada e participativa”, afirmou.
Regulação na prática
A atividade foi conduzida pelo engenheiro Valter de Almeida Silva, assessor da Diretoria de Regulação e Fiscalização em Saneamento Básico da AGEMS, que compartilhou a experiência da agência nos serviços de saneamento em Mato Grosso do Sul. Durante a apresentação, foram discutidos temas como a estrutura institucional da AGEMS, o funcionamento das decisões colegiadas, os processos de normatização e fiscalização, além da atuação nos quatro eixos do saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana.
Assessor Valter Almeida
“A oportunidade de dialogar com alunos de graduação e mestrado nos permite explicar, na prática, como a regulação é construída e aplicada, além de mostrar a relevância do papel da AGEMS para garantir serviços de qualidade à população”, afirmou Valter. Segundo ele, a interação com os participantes foi intensa e produtiva, com destaque para o interesse dos alunos em entender os desafios técnicos e de gestão da área.
A aula foi realizada dentro da disciplina de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, ministrada pela professora Vera Marinho, que também coordena o curso de Geografia e o ProfÁgua na universidade. A disciplina tem relação direta com o saneamento básico, já que este depende dos recursos hídricos tanto para a captação de água quanto para o lançamento de efluentes.
Diretora de Saneamento Iara Marchioretto.
A diretora de Saneamento Básico da AGEMS, Iara Marchioretto, enfatizou a importância da parceria com instituições de ensino. “O Mestrado ProfÁgua proporciona uma formação teórica e prática aos profissionais e pesquisadores da área de recursos hídricos. O intuito do curso é qualificar os acadêmicos para lidar com os desafios mais complexos da gestão e da regulação das águas no Brasil e a AGEMS em conjunto com o IMASUL, SEMADESC e demais instituições, mantém diálogo e escuta ativa com a sociedade visando a preservação dos recursos hídricos e o controle da qualidade dos efluentes dispostos. ”, comenta.
Conhecimento que transforma
Atualmente, dois servidores da AGEMS estão vinculados ao programa de mestrado: a técnica em regulação Rúbia Luz, como aluna regular e mestranda, e o assessor técnico Mathaus Vasconcelos, como aluno especial. A participação dos profissionais da agência no ProfÁgua reforça o compromisso da instituição com a qualificação contínua de sua equipe.
Por Bruna Aquino