event_available 13/05/2025 |
access_time 9:13 horas
A vacina está disponível gratuitamente nas unidades de saúde da cidade e tem o objetivo de proteger contra complicações da gripe, sobretudo as síndromes respiratórias agudas graves e desafogar a rede hospitalar que está superlotada
Vacinação contra a Influenza está liberada para todos os públicos em Dourados. Foto: A. Frota
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia a ampliação da vacinação contra a Influenza para toda a população a partir desta terça-feira (14). A medida segue a recomendação do Ministério da Saúde e tem como objetivo ampliar a proteção da comunidade contra o vírus da gripe, especialmente durante o outono e o inverno, quando há aumento no número de casos.
A vacina está disponível gratuitamente nas unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, nos horários das 7h às 11h e das 13h às 17h. Aos fins de semana, os moradores podem se vacinar no PAM, das 7h às 17h, e na Seleta, com atendimento estendido das 7h às 22h.
A vacina contra Influenza é segura, eficaz e fundamental para evitar complicações respiratórias graves, internações e até óbitos, principalmente entre os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Em abril, o Ministério da Saúde enviou 43 mil doses à Dourados e nova remessa chega na sexta-feira, dia 16.
Segundo o prefeito Marçal Filho, ampliar o acesso à vacina contra a Influenza é uma medida estratégica e essencial para a saúde pública. “Estávamos aguardando com grande expectativa a liberação da vacinação para o público geral, o que só foi possível após confirmação do envio de uma nova remessa de doses”, ressalta. “A Prefeitura tem feito sua parte, oferecendo estrutura e horários ampliados para facilitar o acesso da população”, continua o prefeito. “Mas é fundamental que as pessoas também façam a sua parte e procurem se vacinar. Atualmente, enfrentamos um cenário preocupante, com lotação de leitos devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, especialmente entre crianças e idosos”, alerta Marçal Filho.
A Secretaria de Saúde reforça que todas as pessoas a partir de 6 meses de idade podem se vacinar e orienta os moradores a comparecerem com documento pessoal e cartão do SUS, se possível.