terça-feira, 6 de maio de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Expoingá espera ultrapassar R$ 1,1 bi em negócios

Uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil começa esta semana em Maringá, no Paraná. É a 51ª edição da Expoingá. A expectativa da Sociedade Rural de Maringá é atrair mais de 500 mil visitantes ao longo dos 10 dias de programação. Com o slogan “O Agro conecta” a feira espera ultrapassar o volume de negócios gerados e prospectados em 2024, que ficou em R$ 1,1 bilhão, segundo a organização. A Exposição se coloca como um grande ponto de encontro de conexões, evidenciando que o agro vai além da produção: é transformação.

A feira conta com mais de mil expositores e uma ampla programação de eventos técnicos voltados à inovação no agronegócio. Entre os temas em destaque estão digitalização no campo, automação de processos e sustentabilidade. Segundo a SRM, organizadora do evento, a feira deve reunir mais de 5 mil animais em exposição, além de julgamentos e leilões que vão destacar o que há de melhor na genética de bovinos, equinos e ovinos.

Maria Iraclézia de Araújo, presidente da SRM tem a expectativa de que a feira ultrapasse uma margem bem significativa de volume de comercialização e prospecção ao longo do ano. Temos a presença do segmento pecuário extremamente forte; estamos com exposições nacionais da raça Charolês, Texel, o Angus Ultra Black, outras raças de equinos e ovinos que vêm para a feira, com a realização de leilões e julgamentos, além de todos os implementos que aqui estão. Tudo aquilo que está ligado ao setor produtivo está na feira”, disse.

Provas com cavalos são algumas das atrações mais tradicionais e emocionantes da Expoingá. A edição deste ano promete reunir competidores de alto nível e animais de genética superior. Maria Iraclézia destaque que a Região e todo o estado têm o setor de equinos extremamente forte, o que gera provas de competição de alto nível, com tambores, baliza, laço e rodeio. “O Paraná é o segundo maior produtor de equinos do Brasil e a SRM tem uma escola, que gera competidores para provas de todo o país”, conta a presidente.

Entre diversas organizações da iniciativa pública e privada que participam da exposição, o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR) vai mostrar a trajetória da Extensão Rural no Estado e sua importância para a produção sustentável de alimentos. Além disso, a conectividade do meio rural com diferentes segmentos da sociedade norteia o trabalho do Instituto durante a feira.

A Expoingá 2025 acontece de 8 a 18 de maio no Parque Internacional de Exposições de Maringá Francisco Feio Ribeiro.

www.canalrural.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas