terça-feira, 6 de maio de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Skype não funcionará mais a partir desta segunda (5)

Mati Flo/Unsplash

Serviço de videochamadas deixará de funcionar e usuários são orientados a migrar para o Teams

A Microsoft anunciou em comunicado no perfil oficial do Skype no X que o serviço será descontinuado nesta segunda-feira (5), e orientou os usuários a migrarem suas contas para o Microsoft Teams, mantendo histórico de conversas e contatos.

A decisão atende ao plano da empresa de otimizar seus serviços gratuitos de comunicação em tempo real e focar na plataforma Teams.

Ao instalar o aplicativo nas lojas Microsoft Store, Play Store e App Store, o usuário é redirecionado a página de download do Microsoft Teams que substituirá o serviço.

Lançado em 2003, o Skype rapidamente se tornou um dos sites mais populares para ligações de voz e vídeo gratuitas pela internet, chegando a centenas de milhões de usuários.

Em 2011, a Microsoft adquiriu o aplicativo por US$ 8,5 bilhões(R$ 48 bilhões na cotação atual), sua maior compra até então, e integrou suas funcionalidades a produtos como Xbox e Windows.

Apesar de inovações como chamadas de alta qualidade e integração com dispositivos vestíveis, o Skype enfrentou perda de público com a ascensão de aplicativos como WhatsApp e Facebook Messenger.

Em 2017, um redesign inspirado no Snapchat motivou críticas de usuários insatisfeitos, que reclamaram de mudanças desnecessárias em recursos já consolidados.

Transição para o Teams

Em postagem assinada por Jeff Teper, presidente de aplicativos colaborativos da Microsoft, a empresa explicou que o Teams oferece recursos equivalentes aos do Skype, incluindo chamadas individuais e em grupo, mensagens e compartilhamento de arquivos, além de funcionalidades avançadas, como agendamento de reuniões e criação de comunidades.

Clientes que assinam planos pagos no Skype poderão usufruir dos serviços até o fim de seu período de renovação.

Quem optar por não migrar deve exportar dados como histórico de chats, contatos e registros de chamadas antes do encerramento.

A Microsoft disponibilizará suporte para ajudar na transição e preservação dessas informações.



tecnologia.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas