segunda-feira, 5 de maio de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Seleta desafoga UPA e juntas atendem mais de 3 mil pacientes em quatro dias


event_available 05/05/2025 |
access_time 12:48 horas

A iniciativa da Prefeitura de Dourados para assegurar assistência à população resultou em centenas de atendimentos e na imunização de mais de 800 pessoas dos grupos prioritários durante o feriado prolongado do Dia do Trabalho

Funcionamento da Seleta em horário estendido durante o feriado foi fundamental para reduzir sobrecarga no UPA 24 Horas. Foto: A. Frota

Diante da superlotação nas unidades de saúde de Dourados, a Prefeitura adotou uma medida emergencial no feriado prolongado: a Unidade Básica de Saúde (UBS) Seleta, no Jardim Flórida, passou a funcionar em horário estendido, das 7h às 22h, entre os dias 1º e 4 de maio. A ação teve impacto direto no atendimento da população e ajudou a desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que atende 24 horas e vinha enfrentando forte demanda.

Durante o plantão especial, 1.750 pacientes foram atendidos na UPA, enquanto na Seleta exatos 1.360 pacientes receberam atenção básica em saúde. E com o objetivo de reforçar a campanha de imunização em meio ao aumento de casos de doenças respiratórias, o Pronto Atendimento Médico (PAM), ofertou 746 vacinas e na Seleta, 836 pessoas dos grupos prioritários receberam a imunização contra a gripe. 

Na sexta-feira (2), o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, reuniu a equipe do Hospital da Vida para discutir medidas emergenciais. “Todos os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão ocupados, bem como os leitos clínicos. Mais de dez pacientes aguardam vaga em UTI. Estamos avaliando alternativas para aliviar essa pressão”, destacou.

A vacinação é apontada pelas autoridades como a principal forma de prevenir a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A vacina de 2025 oferece proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B, podendo ser administrada com outras vacinas do calendário nacional. A campanha do Ministério da Saúde inclui crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e diversos outros grupos considerados de risco.

Com a queda nas temperaturas e previsão de um inverno severo, o número de internações por doenças respiratórias tem aumentado em todo o Estado, colocando diversas cidades em estado de emergência. A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados reforça o chamado para que os grupos prioritários procurem os postos de saúde, de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h, além da Seleta funcionando em regime estendido até às 22h. Aos fins de semana, a vacinação segue como estratégia para facilitar o acesso da população e garantir maior cobertura vacinal. A orientação é clara: quanto antes se vacinar, maior a proteção contra complicações da gripe.

portal.dourados.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas