O município de Coxim será um dos beneficiados com a assinatura de novos contratos habitacionais firmados pelo governador Eduardo Riedel nesta quarta-feira (30). Ao todo, a cidade vai receber 59 novas unidades habitacionais, que fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade Entidades, voltado a famílias que vivem em áreas urbanas e em situação de vulnerabilidade.
A solenidade de assinatura ocorreu em Campo Grande e garantiu a construção de 479 moradias para oito municípios sul-mato-grossenses, incluindo comunidades rurais, urbanas e indígenas. O investimento total é de R$ 74 milhões, fruto de parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal.
De acordo com o governador Eduardo Riedel, o programa MS Moradia foi criado para atender diferentes faixas de renda e garantir o sonho da casa própria a quem mais precisa.
“Ter um teto para morar traz dignidade e transforma a vida das pessoas. Hoje assinamos junto com o Governo Federal 479 novas habitações para aquelas pessoas que não têm condição de acessar uma moradia. Esse é um dos maiores investimentos já feitos no setor no nosso Estado”, destacou o governador.
Além de Coxim, outras cidades contempladas nesta etapa são: Costa Rica (81 moradias), Fátima do Sul (39), Figueirão (40), Juti (50), Laguna Carapã (40), Paranaíba (60) e Sonora (60). No âmbito das comunidades indígenas, as aldeias Moreira e Passarinho, no município de Miranda, receberão 50 novas moradias (25 cada).
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, também participou da cerimônia, representando o Governo Federal. Ela garantiu o apoio financeiro para o avanço do programa habitacional.
“Não vai faltar dinheiro do governo federal para os projetos do Minha Casa Minha Vida, não só em Mato Grosso do Sul como em todo Brasil”, afirmou a ministra.
Na oportunidade, o prefeito de Coxim, Edilson Magro, entregou pessoalmente ao Deputado Federal Dagoberto Nogueira o Projeto Executivo para a obra de pavimentação asfáltica do Bairro 1º de Maio. Magro classificou a elaboração do projeto como “uma grande conquista nossa (Prefeitura) junto com a Câmara Municipal”, e fez questão de ressaltar “o empenho do deputado Dagoberto junto ao governo do Estado (governador Riedel)” para a futura concretização da obra, aguardada pelos moradores.
As iniciativas para o desenvolvimento de Coxim continuam. O prefeito anunciou ainda que já na próxima segunda-feira, 5 de maio, será iniciada a construção de uma pista de skate na praça em frente à Sanesul, ampliando as opções de lazer e esporte para a juventude local.
Com a garantia de novas moradias e o progresso em projetos de infraestrutura e lazer, a administração municipal reforça seu compromisso com o avanço da cidade. “É Coxim rumo ao progresso e desenvolvimento”, concluiu o prefeito Edilson Magro.
No total, Mato Grosso do Sul foi selecionado para receber 2.336 novas unidades habitacionais, sendo 1.687 na modalidade Rural (em 24 municípios, incluindo 49 aldeias e 7 assentamentos) e 649 na modalidade Entidades.
Fonte: Da assessoria