Na tarde de segunda-feira (28), uma pane nos sistemas de radar e rádio da Administração Federal de Aviação (FAA) interrompeu todas as operações de voo no Aeroporto Internacional de Newark Liberty, próximo a Nova York, devido à perda de controle de tráfego aéreo. As informações são do The Washington Post.
Segundo a FAA, a situação se devia a problemas de telecomunicações e equipamentos em uma unidade de controle de tráfego aéreo da Filadélfia, que orienta os aviões que decolam e chegam ao Aeroporto Internacional Newark Liberty.
O órgão ainda informou que os problemas foram corrigidos na tarde de segunda-feira, mas a unidade continua lidando com problemas de pessoal de controle de tráfego aéreo.
Políticas de compensação
A United Airlines informou que a falha “causou uma interrupção significativa no Aeroporto de Newark Liberty nesta tarde, encerrando todas as operações de voo” e anunciou isenção de taxas para remarcação sem multa ou diferença tarifária, além de prever cancelamentos ao longo do dia.
An update for our customers flying to and from Newark:
An FAA equipment malfunction caused a significant disruption at Newark Liberty Airport this afternoon, shutting down all flight operations. As the FAA fully restores its ability to manage air traffic control at Newark, we…— United Airlines (@united) April 28, 2025
Impacto no voo para o Brasil
O único voo programado de Newark para o Brasil, o UA149 com destino a Guarulhos (São Paulo), segue previsto para partir ainda hoje, mas com atraso de aproximadamente 30 minutos.