A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizará, de 30 de abril a 2 de maio de 2025, o IV Workshop sobre Serviços Ambientais, com foco no “Desenvolvimento Sustentável e o Bem-Estar das Comunidades de Agricultores Familiares”. O evento será realizado na comunidade Aldeia Gavião, na bacia do Tarumã-Açu, em Manaus, e reunirá agricultores familiares, indígenas e ribeirinhos para discutir a integração de inovação, saberes tradicionais e serviços ambientais na produção de alimentos. Mais informações sobre as inscrições estão no site da empresa.
O workshop, em parceria com a Coordenação de Povos Indígenas de Manaus e Entornos (Copime), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), visa refletir sobre as ações realizadas nas comunidades ao longo do ano e identificar soluções para fortalecer práticas sustentáveis para 2025 e 2026.
Programação do workshop
A programação inclui apresentações de representantes de oito comunidades, que compartilharão suas experiências com projetos desenvolvidos ao longo do último ano, abordando desafios, conquistas e aprendizados. Além disso, haverá rodas de conversa entre as comunidades e especialistas, discutindo temas fundamentais como práticas sustentáveis, segurança alimentar, fortalecimento de redes e novas oportunidades de inovação no campo.
O evento também tem como objetivo construir estratégias coletivas para promover a integração entre a produção agrícola e a conservação ambiental, incentivando ações que respeitem a biodiversidade e valorizem os saberes locais. A proposta é garantir que o desenvolvimento das comunidades seja sustentável, gere renda e qualidade de vida para as famílias envolvidas e contribua para a proteção da região amazônica como um todo.