A influenciadora digital Shantal Verdelho, de 35 anos, revelou na última sexta-feira (25) que pretende buscar avaliação médica para investigar sinais de neurodivergência. A influencer usou o Instagram para listar sintomas atípicos percebidos no comportamento e afirmou que não sente vergonha de abordar o tema.
Shantal destacou que a intenção é entender melhor as características pessoais, e não alterar a rotina. “Seria mais para justificar aos outros alguns comportamentos do que para tentar mudar algo para mim”, escreveu.
Entre os sinais relatados, Shantal citou dificuldade em demonstrar afeto físico e verbal, hiperfoco em idiomas, fala direta e sem filtro, hipersensibilidade física e sensorial, além de comportamentos repetitivos como passar a língua nos dentes.
A influencer detalhou que sente desconforto com roupas apertadas, barulhos altos e ambientes agitados. “Só me sinto bem com roupas confortáveis” e “não suporto barulho alto e não consigo ficar em lugares barulhentos”, descreveu na postagem.
Outros pontos mencionados foram o hábito de dormir com as mãos dobradas, a necessidade de sentar com as pernas para o alto e a dificuldade para expressar emoções. “Não dou risada e nem choro de nada”, afirmou, lembrando que chorou apenas ao ouvir música clássica.
Shantal também comentou sobre a intensa percepção corporal. “Sinto muito meu corpo, sinto até meu DIU”, escreveu. A influencer afirmou que convive bem com essas características e que a busca por diagnóstico é mais uma forma de autoconhecimento. Veja a lista de sinais citados:
- Não consigo ou tenho dificuldade com toque, abraço, falar te amo;
- Roupas com texturas ou apertadas, só me sinto bem com roupas confortáveis;
- Hiperfoco em línguas;
- Falo de forma direta, sincera e sem filtro e não compreendo que as pessoas se chateiem;
- Cutuco os cantos dos dedos;
- Fico passando a língua nos dentes de forma obsessiva;
- Durmo com as mãos dobradas;
- Não suporto barulho alto e não consigo ficar em lugares barulhentos;
- Só consigo sentar com as pernas para o alto;
- Não dou risada e nem choro de nada, lembro de chorar com música clássica;
- Hipersensibilidade. Sinto muito meu corpo, sinto até meu diu.