02.12.2025 · 8:33 · Solenidades
Produtores, organizadores de eventos, disc-jóqueis e intérpretes que se destacaram no cenário musical e cultural de Campo Grande foram homenageados pelos vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande, na noite de segunda-feira, dia 1º. Na Sessão Solene, ocorreu a entrega da “Medalha Legislativa Luiz Gustavo da Silva” aos homenageados. A necessidade de revisão da Lei do Silêncio foi enfatizada no evento.
A solenidade foi instituída pela Resolução 1.359/22, de autoria do vereador Junior Coringa, também proponente da solenidade. A Medalha reconhece profissionais que contribuem para fortalecer a identidade artística de Campo Grande, mantendo viva a tradição e valorizando o trabalho de quem impulsiona a cultura local.
O vereador Junior Coringa recordou que Luiz Gustavo lutava muito pela cultura e lhe falou que pretendia fazer um evento voltado às crianças com deficiência quando saísse do hospital. Infelizmente, Luiz Gustavo faleceu. “Mas aí, renasceu uma chama em mim, dentro do meu coração: precisamos fazer algo pelas crianças com deficiência”, falou o vereador. Ele lembrou do trabalho que desenvolve voltado às crianças autistas e pediu envolvimento de todos nessa meta. “A semente que ele plantou lá atrás, está dando fruto nos corações. Não esqueçam das crianças com câncer, com deficiência. Cada um fazendo sua parte”, disse.
Em nome dos homenageados, Santiago Filho citou dados sobre a importância da cultura e da indústria criativa na economia. “Para vocês verem a importância da cultura, o que pode gerar de emprego e renda, não apenas para artista e promotores. Nossa gratidão a quem trabalha com arte e cultura. O reconhecimento é nosso maior combustível”, disse.
Santiago Filho pediu aos vereadores a revisão da Lei do Silêncio em Campo Grande. “Quando pedimos isso não queremos bagunça e algazarra, pois somos profissionais, mas existem casas que começam o trabalho musical e 22 horas precisam parar”, afirmou. Ele citou que muitos fiscais fazem a medida dos decibéis perto do palco e não dos locais das denúncias. O vereador Junior Coringa convidou todos para Audiência Pública que debaterá a vida noturna na cidade, incluindo a Lei do Silêncio, na quarta-feira, dia 3, às 9 horas.
O vereador Wilson Lands, que secretariou a Audiência, citou a importância dos homenageados. “Vocês que atuam nos bastidores, movimentam sonhos, constroem oportunidades e transformam realidades. Cada palco montado, cada detalhe pensado, cada pessoa alcançada, tudo isso gera empregos, impulsiona a economia e acima de tudo espalha cultura, arte e vida por onde passa. O trabalho de vocês vai além de organizar evento, vocês criam momentos que ficam na memória, dão voz a artistas, unem pessoas e mantém viva a chama da esperança mesmo em momentos difíceis”, afirmou. Ele reforçou o compromisso para na lutar pela revisão da Lei do Silêncio.
Jean Paçoca, produtor de eventos, recordou a memória de Luiz Gustavo. “Para mim foi um dos maiores produtores de eventos que já conheci. Um fenômeno, um cara que lutava, que não tinha medo de fazer eventos, dominou por muitos anos os eventos populares”, disse. Ele trabalha há 18 anos com eventos e também salientou as dificuldades com o rigor da Lei do Silêncio.
Homenagem – A Medalha leva o nome de Luiz Gustavo da Silva, que se destacou por sua atuação no meio cultural e pela defesa do desenvolvimento artístico da cidade. Durante os 13 anos de sua carreira como “promoter”, foi responsável por inúmeros eventos de sucesso e de recorde de venda e arrecadação de ingressos, que trouxeram vários artistas de fora para se apresentar na cidade. Além disso, também participou diretamente na estruturação de festas que garantiram êxito de várias danceterias que já passaram por Campo Grande, entre elas: o “Atalaia”, o “Macalé”, o “Jeremias” e o Mesa de Bar”. Faleceu em dezembro de 2020, aos 33 anos de idade, vítima de complicações cardíacas.
Na solenidade, a mãe de Luiz Gustavo Rose da Silva também recebeu a homenagem. Ela discursou ao lado de Calebe, filho de Luiz Gustavo, que também falou da saudade do pai. “Quero agradecer por essa homenagem a meu filho. A dor de uma mãe que perde o filho é indescritível, nenhuma mulher está preparada”.
Confira abaixo a lista de homenageados na solenidade:
ANA PORTELA – LEANDRO GOMES EUFIGÊNIO DOS SANTOS e RAFAEL SOUZA E SILVA
ANDRÉ SALINEIRO – GILMAR AMANTE DE OLIVEIRA e JULIO VALENSUELA DA SILVA
BETO AVELAR – JURANI BENITEZ DE CARVALHO e MAIKON DIAS LEAL
CLODOILSON PIRES – FULGÊNCIO FRANCO JUNIOR e HENRIQUE SOARES DE CASTRO REZENDE
EPAMINONDAS NETO, PAPY – ANNAÍ BERNARDES DE SOUZA MATTO GROSSO, ISRAEL LUCAS JAQUEL MIRANDA, JORGE MIGUEL DA SILVA GARCIA, LUCAS RODAS DE SOUZA e THEO FREITAS ISHI PORTO
FÁBIO ROCHA – MAX ANTÔNIO FREITAS DA CRUZ
HERCULANO BORGES – AFONSO NOGUEIRA BRANDÃO, KASSILENE VIEIRA CARNEIRO CARDADEIRO e KLEBERSON KLUTCHEK DA SILVA
JEAN FERREIRA – GUSTAVO DE FREITAS CEZÁRIO, NUALA LOBO CAMBARÁ e RAÍNA DE ALENCAR MENEZES
LANDMARK – AGNALDO ISMAEL DE FREITAS, DÉO JOSÉ RIMOLI FILHO e MARILUCE MULLER DA CUNHA
LEINHA – BRENO DE SOUZA FIGUEIRÓ e DIEGO TORRACA RODRIGUES
LUIZA RIBEIRO – ALICE LOUVEIRA SOARES e LÚCIA MARIA VIEIRA
MAICON NOGUEIRA – ANGELO SEBASTIÃO COLOSSAL GONÇALVES e KARLA LYARA ARAÚJO COSTA
MARQUINHOS TRAD – MARIANA ALMEIDA GUIMARÃES, MAX HENRIQUE MACENA ROCHA, SANTHIAGO FILHO e VALTER COSTA DE ALMEIDA JUNIOR
NETO SANTOS – LUIZ CARLOS TUJARET NETO, MARCELO CARNEIRO TORRES e TELMA APARECIDA LA PICIRELLI VIEIRA DA CUNHA
PROF. JUARI – ANANIAS DE SOUZA ARAÚJO e HENRIQUE DE MOURA BORGES
PROF. RIVERTON – GABRIEL PERES DE MATOS SELL e LAIS DORIA
RAFAEL TAVARES – ROSALINO DO ROSÁRIO
RONILÇO GUERREIRO – BRUNO PASSOS DANTAS e MARCELO MANDU MALUF
WILSON LANDS – JOÃO GABRIEL CAMPOS e PATRICK ALVES DE OLIVEIRA
JUNIOR CORINGA – BERENICE RODRIGUES FERREIRA,DANILO DE SOUZA TEIXEIRA, EDSON ANTONIO SCRAMIN, EDSON DOS SANTOS SILVA, FELIPE DE BRITO ALVES, JAILSON FERREIRA DE ARRUDA, KLEBER FURST DA SILVA, LUCAS WILLIAN FERREIRA DOS SANTOS, SEBASTIÃO JUBRICA DE CAMPOS, TICIANA CONTIS e VANDERSON SAUCEDO LIMA
Fotos Izaias Medeiros
Confira as imagens da Sessão Solene
Milena Crestani
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal







