terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Ações da Associação de Voluntários de Combate ao Câncer do Hospital de Amor são apresentadas na Tribuna

27.11.2025 · 11:58 · Palavra Livre

Clique na imagem para ver a galeria completa

Os eventos e parcerias realizados pela Associação de Voluntários de Combate ao Câncer (AVCC), em prol do Hospital de Amor de Campo Grande foram apresentados na Tribuna pela presidente da entidade, Francesca Corrêa Raghiant, durante a sessão ordinária desta quinta-feira, dia 27. O grupo foi criado há um ano, com objetivo de ajudar a arrecadar fundos para custeio do hospital, sendo 100% formado por voluntários.

Ela citou alguns dos eventos que já foram promovidos, como lançamento de livros, festas juninas, bazar de desapego e jantar beneficente, cujos recursos ajudaram na pintura do hospital que já não ocorria há 13 anos desde a inauguração. Francesca falou ainda das campanhas com o comércio local, onde médicas palestraram sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer.

Na sessão, a presidente da Associação apresentou vídeo com dados sobre os atendimentos. Entre 2014 e 2023, foram realizadas 165 mil mamografias, em mulheres de 40 a 69 anos, resultando na confirmação de 1.440 casos de câncer de mama, sendo 77% em estágio inicial. A unidade fica no Bairro Aero Rancho, oferecendo exames preventivos de câncer de colo de útero, mamografia e mais recentemente rastreamento dos casos de câncer de pele. Há ainda uma carreta que atende em municípios do interior do Estado.

Francesca Corrêa Raghiant informou que a Associação tem buscado parcerias para auxiliar no custeio do hospital, que chega a R$ 500 mil mensais. “Toda ajuda é bem-vinda, mas ainda é insuficiente. Por isso, gostaria de convidar a todos para nossos eventos e conhecerem nossos projetos”.

No sábado, dia 29, ocorre a 1ª Feijoada da AVCC, com apoio de vários parceiros. Quem quiser acompanhar os eventos da Associação, que tem como foco auxiliar o Hospital, pode acessar o instagram @associacao_ha_campogrande. Também é possível obter informações no 999713242.

O vereador Herculano Borges, autor do convite para a presidente da entidade falar na Tribuna, salientou que a criação da Associação é fundamental para a captação de recursos, lembrando a necessidade de apoio da classe política e da sociedade. “O Hospital de Amor é uma das principais referências no tratamento humanizado do câncer. Quando a gente abre as portas para essa Associação também damos a nossa parcela de contribuição”.

O vereador Epaminondas Neto, o Papy, presidente da Câmara Municipal, ressaltou a necessidade de as pessoas compartilharem. “O mundo precisa dar mais espaço ao espírito de servir, de compartilhar e de olhar ao próximo com empatia”, afirmou, ao lembrar a importância do acolhimento proporcionado pelo hospital. “A Câmara também está empenhada neste objetivo”.

Milena Crestani
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal 

camara.ms.gov.br