Nesta semana, Sesc Cultura tem cinema com lendas urbanas da Capital, ação literária e oficina de pintura

11/05/2022 16h18
Categoria: Cultura

Assessoria

Opção é o que não falta na programação que o Sesc Cultura preparou para esta semana, com manifestações em diversas linguagens, tudo com participação gratuita.

Na sessão do Cine Sesc de quinta-feira, dia 12, às 19 horas, duas produções locais em sequência: “Apartamento 901” e “Manifesto”. O primeiro, com direção de Juliano Candia Pedrozo e classificação 16 anos, traz o folclore regional com lendas urbanas como a Bruxa da Sapolândia, a Dama do Castelinho, Pé de Garrafa, Come-Língua, Mulher de Algodão e Mulher da Estrada. Já o VideoArt “Manifesto”, com 19 minutos de duração, tem a direção de Edner Gustavo e propõe um grito poético de dois corpos que coexistem no tempo-espaço-agora. Dois corpos isolados do mundo que sofrem os efeitos da atração e repulsão; do amor e do ódio; da guerra e da paz; de ser e de ter. Uma busca violenta por existir, sentir-se vivo.

Também haverá exibição de 2 filmes-concertos por meio de parceria com Embaixada da França no Brasil, via rede das Alianças Francesas do Brasil. São filmes clássicos do expressionismo alemão, mudos e com a trilha sonora ao vivo sendo executada e improvisada pelo coletivo de artistas franceses - ARFI (Associação em busca de um folclore imaginário).

As sessões ocorrem no dia 12 de maio, quinta-feira, com o filme Metropolis e 13, sexta-feira, com Steamboat, ambas às 19 horas. A entrada é gratuita, os ingressos serão distribuídos com 30 minutos de antecedência.

Exposições – Seguem abertas as visitações às exposições “Morrer é coisa de quem vive”, de Isabê; "Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922" e "Os Bugres de Conceição", com peças em diferentes formas e tamanhos. As visitações são às terças-feiras das 8h às 17h, de quarta a sexta-feira das 12h às 21 horas e aos sábados das 9h às 18 horas.

Sábado é dia de oficina de pintura. Às 9h30, a artista plástica Isabê ministra a Oficina “Pintar o gesto”, com a proposta de ir além da técnica e fornecer as ferramentas para que o sujeito se expresse de forma autônoma e consciente. Podem participar pessoas de a partir de 12 anos de idade, as vagas são limitadas e por ordem de chegada.

Às 15 horas é a vez da criançada se divertir com a oficina de como pintar o coala sobre tela, ministrada por Kaio Ratier. Ele vai mostrar para a meninada como obter cores a partir de misturas. A criança precisa ter ao menos cinco anos de idade e estar acompanhada do responsável. O material necessário para participar é: 1 Tela para pintura de 30 x 40cm ou aproximado, 1 Pincel largo e 1 Pincel fino.

Às 18 horas o Coletivo Tarja Preta apresenta o espetáculo “Enquanto eu Puder”, que celebra a literatura através da dramatização dos textos de autores como Fernando Pessoa, Hilda Hilst, Conceição Evaristo, Manoel de Barros, escritores sul matogrossenses e muitos outros. Uma performance que envolve batuques, projeções, teatro, música, livro e protesto em forma de poesia.

Biblioteca – Com amplo acervo de títulos, incluindo materiais em inglês, a biblioteca do Sesc Cultura, em Campo Grande, conta com ferramentas que facilitam a escolha e reserva dos títulos. O catálogo é disponibilizado no site Bibliotecas Sesc, com reservas feitas pelo WhatsApp (67) 3311-4417.

COMENTÁRIO(S)